NBR 16747 – VERIFICAÇÃO DE PATOLOGIAS NA EDIFICAÇÃO
Inspeção Predial – A constatação do atendimento de regras que compõem as boas práticas de manutenção ou conservação edílica evitam que uma simples problemas não assumam maiores proporções e custos.
Vigência da NBR 16747
Em 21 de maio de 2020 entrou em vigor a norma da ABNT NBR 16747 que cria uma metodologia padrão para inspeções prediais, estabelecendo Diretrizes, Conceitos e Procedimentos, sanando assim disparidades entre as inspeções periódicas definindo, inclusive, as suas etapas mínimas.
É aplicada a edificações de qualquer tipologia, públicas ou privadas.
Esta atividade poderá envolver uma equipe multidisciplinar de profissionais habilitados (arquitetos, engenheiros civis, eletricistas, mecânicos etc.) a depender do porte, da complexidade da edificação e do nível de aprofundamento técnico objetivado pelo laudo.
Objetivos da Inspeção Predial
Conforme definição normativa a Inspeção Predial consiste em uma avaliação global da edificação, observando-se, por exemplo, o seu estado de conservação e a conformidade da sua manutenção com a ABNT NBR 5674.
É de medida cautelar, preventiva, para avaliação da solidez e do estado de conservação das edificações, serve também como registro da situação do imóvel naquela data, resguardando, assim, as partes de eventuais danos que possam ocorrer.
Tem o intuito de avaliar as condições das edificações, identificando problemas construtivos, patologias ou deterioração das instalações que possam implicar em riscos à Edificação e a todos os seus ocupantes.
Após realização da inspeção, esta deve apresentar uma avaliação apontando eventuais patologias da edificação propondo soluções e prioridades para correção dos problemas acompanhada de ART/RRT emitida por profissional habilitado.
Importância da Inspeção Predial
De acordo com estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, cerca de 66% dos acidentes prediais verificados em edifícios com mais de 30 anos possuem origem na falta de manutenção periódica, situação que poderia ser sanada com o auxilio da execução de Inspeção Predial.
Benefícios de Realizar Inspeção Predial de Forma Periódica
Possui como benefício a contribuição na gestão condominial de síndicos e administradoras, guia as tomadas de decisões através da verificação do estado de conservação do imóvel, oferece dados para eventuais estudos de modernização, agrega valorização nas transações imobiliárias, protege o patrimônio e inclusive colabora para reduções em prêmios de seguro atestando as condições de conservação da edificação.
Entre em contato com a LIFT e conheça mais sobre nossos serviços de Laudos e Vistorias.