A arquitetura sustentável oferece diversas vantagens que precisam ser conhecidas para ser possível compreender como é surpreendente utilizar esse tipo de ação na sociedade.

A sustentabilidade está ganhando um espaço cada vez maior na sociedade, pois as suas vantagens são extremamente relevantes e interessantes.

Quando analisamos mais de perto a arquitetura sustentável, fica fácil entender os seus benefícios e identificar o motivo de ser importante realizar mais projetos com esse estilo.

A arquitetura sustentável é uma forma estratégica de continuar expandindo o crescimento das cidades, mas sem deixar de se preocupar com o meio ambiente.

Os cuidados com o meio ambiente são indispensáveis para garantir um futuro mais saudável para todo o planeta, por isso é extremamente importante investir em ações que ajudem nessa questão.

A preservação do meio ambiente é uma grande vantagem adquirida ao realizar a utilização da arquitetura sustentável, mas existem outros benefícios relevantes e iremos falar sobre alguns deles a seguir.

 

Investimento no Meio Ambiente

Ao utilizar a arquitetura sustentável, podemos dizer que está sendo realizado um investimento no meio ambiente, pois ele é preservado e recebe a oportunidade de expansão.

Preservar o meio ambiente é necessário para garantir que o planeta tenha um futuro mais saudável e consequentemente, mais agradável para toda a sociedade.

Construir um local sem pensar no meio ambiente, poderá causar diversos prejuízos para a região, mas quando é realizada uma arquitetura sustentável, a situação é diferente.

A arquitetura sustentável consegue realizar a preservação da fauna e flora local, e ainda utilizar os recursos da região de forma favorável e estratégica.

Um projeto de arquitetura sustentável poderá possuir diversas características, tais como um ambiente que aproveite a luz do dia por mais tempo, boa ventilação, energia solar, preservação da vegetação e aproveitamento de recursos naturais.

arquitetura_sustentável

Os recursos do meio ambiente presentes no local podem ser utilizados para oferecer características únicas e capazes de disponibilizar diversos benefícios para a construção.

Um levantamento de 2019 do US Green Building Council (USGBC) mostra que o Brasil ocupa a quarta posição, entre dez países e regiões fora dos Estados Unidos, com a maior área certificada LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) — esse selo avalia se as edificações atendem aos requisitos ambientais e energéticos deliberados pelo órgão. Temos a soma de mais de 1.450 projetos certificados pelo LEED.

Economia

A economia é mais uma vantagem adquirida ao realizar a arquitetura sustentável, ela poderá ser encontrada ao disponibilizar mais facilidade na hora de utilizar a energia do local.

Além de economia na área da energia que ocorre quando a construção é feita de forma personalizada e com o foco em determinados setores, tais como painéis solares e aproveitamento da luz ambiente, é possível economizar por causa de outros fatores.

A economia também irá acontecer por causa da utilização de recursos, pois é possível optar por alternativas sustentáveis que oferecem um custo benefício mais interessante.

É uma grande vantagem da arquitetura sustentável realizar a construção de locais que oferecem a opção de economizar a longo prazo. É muito relevante para os usuários possuir um ambiente que consiga disponibilizar personalidade e contas baixas.

Personalidade

A arquitetura sustentável oferece construções com uma personalidade única e isso faz com que elas sejam ainda mais especiais e interessantes para a sociedade.

A personalidade de uma construção fica ainda mais especial quando ela utiliza a sustentabilidade para ajudar a desenvolver um local focado em garantir que os recursos naturais sejam utilizados de forma favorável.

A personalização de uma construção projetada com a arquitetura sustentável deixa a região mais especial, única e saudável para toda a sociedade.

Desenvolver construções personalizadas, mas que não deixam de preservar o meio ambiente é uma grande vantagem oferecida pela arquitetura sustentável.

Não é necessário destruir o meio ambiente para criar construções bonitas e charmosas, ele pode ser utilizado para auxiliar na personalização e desenvolvimento de verdadeiras obras de arte.

Alguns exemplos de personalidade são as construções que utilizam as paisagens como uma extensão do local e isso aumenta a sua beleza.

Energia

A arquitetura sustentável permite que seja possível economizar a energia elétrica necessária para utilizar uma construção de forma confortável nos dias atuais.

A economia da energia é realizada quando a construção é feita de forma estratégica, desenvolvendo ambientes com boa iluminação ao longo do dia que irão diminuir a necessidade de utilizar luzes.

É possível optar por fazer a instalação de painéis solares na construção para aumentar a economia do local e fazer com que eles fiquem ainda mais sustentáveis.

O custo benefício da arquitetura sustentável é uma grande vantagem oferecida para os usuários que também estão ajudando na preservação do meio ambiente.

A Lift elabora projetos que tem como premissa a questão / impacto ambiental, trazendo vantagens para o cliente e também para o meio ambiente. Entre em contato para entender como nosso trabalho funciona.